Image Alt

O perfume de café de novo em Valongo

Podíamos dizer muita coisa, mas transcrevemos o que escreveram sobre nós na revista Evasões…

“O Cafezeiro era uma mercearia emblemática do centro de Valongo, com gente a chegar das terras ao redor para se abastecer do café e da cevada ali moídos, servidos em pacotes de papel que largavam perfume de grão fresco. O encerramento dessa casa deixou um laivo de ausência que João Ribeiro, há muito ligado ao comércio e à torrefação de café, está empenhado em fazer superar.

Abrir a cafetaria Tropical Espresso no mesmo lugar do Cafezeiro, em agosto de 2020, foi uma oportunidade que agarrou com força, pela síntese que concretizou. A mais visível foi devolver ao centro da cidade um lugar onde comprar café moído na hora, a granel. Mas também realizou o sonho de ter um espaço aberto ao público, ligado ao negócio familiar de torrefação – a Tropical Cafés – instalada na freguesia vizinha de Campo.

O fator mágico, porém, foi o laço de nostalgia. “O Cafezeiro era uma loja mítica, para mim foi muito importante ser este espaço. Felizmente, o dono do prédio, que era proprietário do Cafezeiro, gostou da ideia de isto voltar a ser uma loja de cafés”, assinala João Ribeiro. O laço vai além da saudades, já que a mistura de café e cereais que ali se faz é a mesma da antiga casa valonguense.

Já o espaço é bem diferente da antiga mercearia, com uma oferta alinhada com os gostos modernos. Além dos cafés da marca própria, há uma carta de bebidas de café, chás e infusões; e matéria variada para lanchar, como bolos e tostas, e crepes e panquecas com coberturas gulosas. Outra aposta está logo à entrada: a vitrina de gelados, servidos em copo ou cone, produzidos localmente.

O espaço, transformado pela reconstrução do prédio antigo, é amplo, com a decoração a assentar no contraste do preto e da madeira clara. O corredor estreito de outrora nada tem a ver com a luz que chega agora de duas entradas – uma é da fachada virada à rua principal; a outra, a esplanada ao fundo da sala, bem visível além da parede envidraçada.

Nos dias de sol, a esplanada tem-se revelado um refúgio ao ar livre bem apetecível e uma boa opção para saborear o menu de brunch, composto por ovos mexidos, tosta, bowl de iogurte, bolos ou panquecas, pastel de nata, sumo e – claro – café. Serve-se todos os dias, a qualquer hora.”

in: Jornal Noticias – Evasões

Balcão de atendimento

Detalhes

Área de entrada

Zona de mesas

Torrefação

Esplanada interior

OS NOSSOS CLIENTES, DIZEM ...

s

Que bem servem o cafe muito bom amei.

Catarina Ribeiro

Muito bom, local com bom atendimento e acolhedor ,recomendo a todos uma visita.

José Manuel Pais Rodrigues

É um café excelente de bom paladar e aroma. É moído na hora sem perder a qualidade e suas caraterísticas. Recomendo vivamente que provem este café.

Elsa Oliveira
22
VARIEDADES DE CAFÉ

Saboreie um café moído na hora ou faça o seu lote para consumir em casa.

41
VARIEDADES DE CHÁ

Se acha que já provou todos os chá e infusões, deixamos aqui o desafio de nos visitar.

30
BOLOS E DOCES

Qual o seu desejo? Um muffin suculento, um croissant folhado ou uma fatia de bolo caseiro?

6
Heróis

Uma equipa para o mimar.